16 de março de 2014

84, Charing Cross Road - Helene Hanff

84 Charing Cross Road é o título de um livro de 1970 de Helene Hanff, posteriormente transformado em peça teatral e filme, que conta a história romanceada da escritora americana que, tendo dificuldades para encontrar obras raras em seu país, passa a corresponder-se ao longo de vinte anos com um livreiro londrino chamado Frank Doel da firma Marks & Co. (Coproprietário de uma espécie de sebo, situada no endereço que dá título à obra).

A correspondência de Hanff com Doel começa em 1949, depois que ela tinha visto um anúncio publicado no suplemento literário de um jornal nova-iorquino. A Doel coube atender-lhe aos pedidos. Com o tempo a amizade postal foi crescendo, não apenas com Doel, mas também com seus sócios e passou a envolver a troca de presentes no natal, nos aniversários, o envio de alguns alimentos para compensar a escassez pela qual passava a Inglaterra de pós-guerra. O teor das cartas variava bastante, desde a discussão sobre os sermões de John Donne, receitas de pudim, beisebol até a coroação da Rainha Elizabeth II.
Helene Hanff
Hanff protelou a visita aos seus amigos britânicos por muitos anos. Doel morreu em dezembro de 1968, e a livraria foi fechada. Visitou o lugar no verão de 1971, quando a loja já havia sido fechada. Registrou esta viagem no seu livro de 1973, The Duchess of Bloomsbury Street.
Uma placa de metal circular hoje ostenta o prédio em que funcionou a livraria, como marco do local onde a história ocorreu.
Helene Hanff e Anne Bancroft
O livro foi adaptado para o cinema em 1987, com Anne Bancroff no papel de Helene, Anthony Hopkins como Frank e Judi Dench como sua esposa. O filme foi muito fiel ao livro e vale a pena assisti-lo, as interpretações são fantásticas. 



(Este post é dedicado ao meu querido amigo Antônio Carlos Porto Bernardes)

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida Elaine, adorei o post.O formato é perfeito com mais fotos e curiosidades como a fachada da livraria e a H.Hanff conversando com A. Bancroft durante as filmagens. Valeu amiga. Bjs! T.

Elaine Faria disse...

Grata T! Bjs! : )