27 de maio de 2010

O Clube de Leitura de Jane Austen / The Jane Austen Book Club

O Clube de Leitura de Jane Austen/The Jane Austen Book Club

De Robin Swicord, EUA, 2007
Com Kathy Baker, Maria Bello, Marc Blucas, Emily Blunt, Amy Brenneman, Hugh Dancy, Maggie Grace, Jimmy Smits, Kevin Zegers, Lyn Redgrave
Roteiro Robin Swicord
Baseado no livro de Karen Joy Fowler
Produção Sony Pictures Classics. 
Duração: 106 min.


Simpático, suave, agradável, filme independente americano sobre um grupo de pessoas comuns da região de Los Angeles que resolvem formar um clube para ler e discutir os livros da inglesa Jane Austen (1775-1817).
A primeira coisa a se notar é a interessante fascinação exercida por Austen, quase 200 anos após sua morte, escritora de romances sobre amor, relações sociais, relações afetivas, na distante Inglaterra pudica, careta e classista do século XVIII, nos Estados Unidos de hoje, um país que não se caracteriza exatamente por grande apego à leitura, muito menos de clássicos de uma literatura que aparentemente não tem nada a ver com a vida atual numa das maiores metrópoles Americana.
Neste filme seis pessoas formam um grupo de discussão sobre os livros de Jane Austen. Os encontros acabam se revelando uma experiência emocional muito maior. Seis histórias entrelaçadas durante seis meses no moderno e ocupado cenário de Sacramento, onde a cidade e o relaxado subúrbio encontram a beleza natural. Embora as histórias contemporâneas nunca tenham sido parecidas com as de Austen, as seis personagens encontram semelhanças, prognósticos, sabedoria e conselhos sobre suas próprias trajetórias em meio as tão amadas narrativas de Austen.



Bons personagens, pessoas comuns, gente como a gente; boas interpretações de todo o elenco.

Foi o primeiro longa-metragem dirigido por Robin Swicord,  direção segura, madura e eficiente.

Fonte: 50 Anos de Filmes e Cinepop

Nenhum comentário: